Com
o surgimento de seitas anticristãs, tais como as Testemunhas de Jeová, os
Espíritas e os Mórmons, incluindo todas as seitas pentecostais conhecidas como
“igreja evangélica”, juntamente com teorias conspiratórias, tais como aquelas
que dizem que a Bíblia foi alterada, que os “Illuminatis” dominam o mundo e que
o Anticristo é o fulano de tal, etc., muitas pessoas têm ficado
confusas e até mesmo céticas diante de questões simples das Escrituras
Sagradas. As pessoas estão tão envolvidas com os enganos promovidos por esses
sites e vídeos de “especialistas no mal” que acabam abandonando a fé e
simplesmente se tornam inimigas da verdade do evangelho. Embora seus “tutores”
conspiracionistas digam que agora elas possuem uma “verdade oculta” aos crentes
da Igreja de Deus, na verdade elas abandonaram a única verdade que leva à
salvação – a Palavra de Deus. Sendo assim, este artigo visa responder, sob
a base da Escritura, se uma pessoa precisa ou não crer na Trindade para ser
salva.
O Trinitarianismo é o ensino contido na Bíblia de que Deus é
um Ser triuno. Isto é, Deus tem Se revelado em Sua Palavra por meio
de três pessoas igualmente eternas, e essas três Pessoas são, ao mesmo tempo,
UM. Ou seja, não se trata de “três deuses”, mas de um Deus que
coexiste em três pessoas divinamente distintas. Deus não se revela de “três
modos”, como acreditam alguns, mas Ele se revela por meio de três
pessoas divinas. É fundamental que saibamos que só existe UM Deus. A
Trindade não é um conjunto de três deuses. As Escrituras são claras em dizer que só existe UM Deus.
A PALAVRA “TRINDADE”
A palavra “Trindade” não aparece na Bíblia. Esse termo foi elaborado para dar
nome ao conceito bíblico irrefutável de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo
são Um mesmo Deus. Sabemos que há só um Deus (Is 44.6). Não existe outro deus
além dEle. Como já fora dito anteriormente, esse Deus se manifesta por meio de
três pessoas:
O Pai –– O Deus Pai é a origem de todas as coisas. Todos os Seus
eternos decretos estão expressos na Pessoa do Pai (Mc 13.32). Sua soberania,
bondade, ira, santidade e juízo sobre todo o mundo são conceitos expressos com
detalhes descritivos em toda a Escritura.
O Filho –– O Filho é a manifestação visível de Deus: Jesus Cristo.
Jesus é Deus em forma humana, o qual conseguimos ver e compreender (Jo 1.14).
Por meio de Jesus Cristo, Deus trouxe a salvação aos Seus escolhidos somente
(Rm 8.30). Jesus é o único acesso ao Pai (1Tm 2.5-6) e somente Ele, por meio de
Seu sacrifício na cruz, cobre os pecados dos eleitos de Deus (Jo 15.16; 17.9).
O Espírito Santo –– O Espirito Santo é o Espírito de Deus agindo em
nós. Deus passa a fazer morada em nosso espírito por meio do Seu Espírito Santo
(Mc 1.8; Jo 3.5; 1Co 2.11-12). O Espírito Santo veio ao mundo para habitar nos
santos espalhados no mundo, a fim de glorificar a Cristo. É o Espírito Santo
que nos faz entender os ensinamentos de Cristo. É o Espírito Santo que nos leva
a seguir os caminhos de Cristo. É o Espírito Santo que nos capacita a ser como
Cristo, e somente Ele, o Espírito Santo, nos convence de toda a Verdade
revelada na Palavra, que é Cristo (Jo 16.13). Sendo assim, o papel do
Espírito Santo na Igreja jamais é o de enaltecer a si mesmo ou falar de si
mesmo, mas o de enaltecer a Cristo, falar da pessoa de Cristo e esclarecer tudo
quanto Cristo nos ensinou.
A TRINDADE EM POUCAS PALAVRAS
Jesus é Deus, assim como o Pai é Deus e o
Espírito Santo é Deus. Não há como entender isso com a nossa mente, mas apenas
crer por meio da fé operada pelo Espírito Santo (Ef 2.8-9). A Trindade pode ser
vista logo no início da criação do mundo:
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa
imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gênesis 1.26).
Perceba a conjugação “Façamos” e “nossa”. Tanto o Pai como o Filho e o Espírito
Santo estavam ali presentes no momento da criação. Tudo foi criado por Deus, e,
tudo foi criado pelas três pessoas que compõem esse Deus – o Pai, o Filho e o
Espírito Santo.
O
PAI É DEUS
“EU SOU O QUE SOU” (Êxodo 3.14).
“Quem poderá falar e fazer
acontecer, se o SENHOR não o tiver decretado? Porventura não é da boca do
Altíssimo que sai tanto o bem como o mal?” (Lamentações
3.37-38).
“Vede agora que Eu, Eu o sou, e mais
nenhum deus há além de mim; Eu mato, e Eu faço viver; Eu firo, e Eu saro, e
ninguém há que escape da minha mão” (Deuteronômio 32.39).
“Ainda antes que houvesse dia, Eu sou; e
ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo Eu, quem o
impedirá?” (Isaías 43.13).
"Eu formo a luz, e crio as trevas; Eu faço a paz, e crio o mal; Eu, o
Senhor, faço todas estas coisas" (Isaías 45.7).
"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo
a Sua boa vontade” (Filipenses
2:13).
"O Senhor fez todas as coisas
para atender aos Seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal" (Provérbios
16.4).
"Bendito O DEUS E PAI de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual NOS ABENÇOOU
com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também
NOS ELEGEU nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e
irrepreensíveis diante dele em amor; E NOS PREDESTINOU para filhos de adoção
por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para
louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em
quem TEMOS A REDENÇÃO pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as
riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e
prudência; DESCOBRINDO-NOS O MISTÉRIO DA SUA VONTADE, segundo o seu
beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas
as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus
como as que estão na terra; nele, digo, em quem também FOMOS FEITOS HERANÇA,
havendo sido PREDESTINADOS, conforme o propósito daquele que faz todas as
coisas, segundo O CONSELHO DA SUA VONTADE; com o fim de sermos para louvor da
sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais,
depois que OUVISTES a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e,
tendo nele também CRIDO, FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO DA PROMESSA. O
qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para
louvor da sua glória" (Efésios 1.3-14).
JESUS
CRISTO É DEUS
"Eu e o Pai somos UM" (João 10.30).
"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que
conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho
Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1 João 5.20).
"NO princípio era o Verbo, e o
Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (João 1.1).
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a
glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1.14).
"O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos
olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da
vida" (1 João 1.1).
“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso
grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2.13).
“Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus:
Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a
mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14.8,9).
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não
sou deste mundo. Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se
não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados” (João 8.23,24).
“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em
verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU” (João 8.28).
O
ESPÍRITO SANTO É DEUS
O Espírito Santo é uma Pessoa divina que pensa, sente, sofre, fala, etc.
"Porque três são os que
testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são
UM" (1 João 5.7).
"E, servindo eles ao Senhor, e
jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a
que os tenho chamado" (Atos 13.2).
"E não entristeçais o Espírito Santo
de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção" (Efésios 4.30).
“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade
te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no
reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito
é espírito” (João 3.5,6).
“Mas, quando vier o Consolador, que eu da
parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai,
ele testificará de mim” (João 15.26).
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria,
paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade” (Gálatas 5.22).
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo,
que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará
lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14.26).
“Ele vos batizará com o Espírito Santo”
(Mateus 3.11).
Inclusive, vemos na Bíblia o Espírito Santo conduzindo Jesus ao deserto para
ser tentado por satanás: “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao
deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4.1).
Há muitas outras referências ao Espírito Santo na Bíblia (Ef 5.18; Rm 14.17; At
2.38; Lc 4.18; Jo 14.16-26; 2Co 1.22; Hb 9.14; Jo 3.5-7; Sl 51.11; Mt 10.19,20;
etc).
COMO ORAR A UM DEUS TRINO?
A oração do santo é sempre teocêntrica. Devemos derramar nossos corações diante
do Pai suplicando somente por meio do santo nome de Cristo, que é a única
intercessão entre Deus e os homens (1Tm 2.5-6). A Bíblia diz que por nós mesmos
não sabemos orar, mas que, ao nos entregarmos à oração por meio da intercessão
de Cristo, o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm
8.26), e é nisto que descansamos com confiança. Devemos, sobretudo, reconhecer
que a verdadeira oração é um dom do Pai e não do homem. Ele, o SENHOR, outorga
a oração por meio do Filho e opera-a em nós através do Seu Espírito Santo. O
Espírito Santo, por sua vez, eleva esta mesma oração de volta ao Filho, Jesus
Cristo, o qual a santifica e a apresenta aceitável ao Pai. A oração é uma
cadeia teocêntrica — movendo-se do Pai, por meio do Filho, mediante o Espírito
Santo, que a envia de volta ao Filho para que chegue até o Pai.
A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO GRAMATICAL
Interpretar uma passagem gramaticalmente requer que sigamos as regras
gramaticais exigidas pelo texto sagrado e que reconheçamos as nuances do
hebraico e grego. Por exemplo, quando Paulo escreve sobre "nosso grande
Deus e Salvador Cristo Jesus" em Tito 2.13, as regras gramaticais atestam
categoricamente que “Deus” e “Salvador” são termos paralelos e ambos conectados
a Jesus Cristo. Em outras palavras, Paulo claramente aponta Jesus como
"nosso grande Deus”.
A Palavra de Deus não deixa espaço para dúvidas. O Deus da Palavra não é um
Deus de confusão e nunca traz confusão para nossa mente (1Co 14.33). Há um só
Deus que coexiste em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo. É aqui que a
mente humana estaciona. Nós, a Igreja de Deus, mesmo com todos os nossos
limites, devemos crer na Trindade por temor a Deus. Se pudéssemos compreender a
DEUS em Sua plenitude, Ele não seria Deus.
“TENHO QUE CRER NA TRINDADE PARA SER SALVO?”
A resposta é Sim. A divindade de Cristo é de uma importância
crucial na soteriologia (doutrina da salvação). Muitas pessoas
hoje, se dizendo “cristãs”, não creem que Jesus seja Deus. Isso é algo sério
demais e que deve ser tratado com severidade. Se Jesus não fosse Deus, Sua
morte não poderia ter pagado a penalidade infinita do pecado. Sua morte teria
sido vã e Seu sacrifício absolutamente nulo. No entanto, somente Deus é
infinito. Ele não teve começo nem fim. Todas as criaturas nos céus, na terra e
nas águas debaixo da terra, incluindo os anjos, são finitos – eles foram
criados por Deus. Somente a morte de um Ser infinito poderia quitar a dívida
dos nossos pecados por toda a eternidade. A Bíblia nos ensina que Jesus é o
Salvador, o Messias, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).
Todo e qualquer posicionamento não-bíblico da divindade de Cristo desemboca
inevitavelmente em uma heresia grave sobre a obra da salvação.
Uma das marcas patentes das seitas “cristãs” que negam a divindade de Cristo é
o ensino herético de que o homem necessita adicionar suas “obras” ao sacrifício
vicário de Cristo para que as pessoas possam se converter e ser salvas. Porém,
o que lhes restará, senão que suas vãs filosofias que com astúcia espalham
virem fumaça ao refutarmos suas cavilações sob a base da Palavra de Deus?
Em suma, a fé cristã consiste em adorar a um único Deus em Trindade, e a
Trindade em Unidade. Não se deve confundir as Pessoas que compõem a Trindade,
nem dividir a Sua essência. A Pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do
Espírito Santo outra. Todavia no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma
Divindade, igual em glória e co-eterna majestade.
Não se pode compreender a Trindade intelectualmente, nem mesmo entendê-la de
forma exaustiva, pois não nos foi dado entendimento para isso. Deus
simplesmente ordena que creiamos e confiemos em Jesus Cristo como Deus
encarnado e Salvador daqueles que Deus predestinou para a salvação. Tentar
entender a Trindade custará a sua sanidade mental. Negá-la custará a sua alma.
Continua em: Jesus
Cristo sempre existiu
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SUMÁRIO - O EVANGELHO sem Disfarces
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