Paulo menciona muito o termo “lei” nos assuntos
que enfoca, de maneira ora explícita e clara, ora dificultosa ao entendimento
imediato. Certo é que Paulo estabelece a diversidade de leis, realçando uma, a
Lei de Deus, também conhecida como Lei Moral, e mostrando a caducidade de
outra, a Lei de Moisés, também conhecida como Lei Cerimonial ou Lei Mosaica, na
qual era constituída de: sacrifícios, ofertas diversas, circuncisão, dias de
festas, sábados, abstinência de determinados alimentos... etc.
A maioria dos cristãos de hoje crê que a Lei de Deus, isto é, a lei moral,
incluindo os dez mandamentos que se repetem no Novo Testamento (com exceção do
Sábado Judaico), foi abolida quando Cristo morreu na cruz. Isso é um grave
engano. Isso ocorre porque estes mesmos cristãos aplicam ao termo "Lei",
encontrado nas Escrituras, como a definição de todas as leis da Bíblia. Não
sancionam a separação delas e discordam que haja distinção entre as mesmas. Tudo
se resume, pensam eles, na Lei de Moisés.
Porém, admitir que a Bíblia só apresenta uma lei, que tudo é Lei de Moisés, não
havendo, portanto, distinção entre elas, é o mesmo que dizer ser ela um
amontoado de contradições. De fato, existem leis provindas de Deus, que foram
enunciadas, escritas e entregues por Moisés, e entre elas está a Lei Cerimonial,
constituída de rituais que os judeus deveriam praticar até que viesse o Messias
Jesus (Ex 24:7; Dt 31:24 a 26). É aqui, na Lei Cerimonial, que encontramos o
Dízimo, e não nos mandamentos de Deus para a Igreja no Novo Testamento.
Os rituais cerimoniais que Deus estabeleceu simbolizavam o evangelho para eles
(judeus) e compunham-se de ordenanças como: ofertas diversas, holocaustos,
abluções, sacrifícios, dias anuais de festas específicas e deveres sacerdotais.
Tais ordenanças foram registradas na Lei de Moisés [Lei Cerimonial], não na
ordem de Deus para a Igreja. (2 Cr 23:18; 2 Cr 30:15-17; Ed 3:1-5).
Todo o cerimonialismo das ordenanças judaicas representava Cristo, e este mesmo
cerimonialismo foi cessado em Cristo, na Cruz do Calvário. Todos os estatutos e
leis cerimoniais que eram realizados pelos judeus apontavam para Ele, mas Ele
as findou na Cruz. Todas as coisas realizadas representavam o sacrifício
vicário, o perdão e a salvação realizados por Cristo na cruz (Cl 2:8-19).
Pesquisando atentamente as Escrituras, podemos encontrar muitas leis civis e
cerimoniais como:
● Leis acerca dos altares - Êxodo 20:22-26;
● Leis acerca dos servos - Êxodo 21:1-11;
● Leis acerca da violência - Êxodo 21:12-36;
● Leis acerca da propriedade - Êxodo 22:1-15;
● Leis civis e religiosas - Êxodo 22:16-31;
● Lei dietética - Levítico 11;
● Repetição de diversas leis - Levítico 19...
● Leis para os sacerdotes - Levítico 21:1-24;
Nenhuma destas leis são direcionadas aos cristãos. Essas leis não representam
as Doutrinas da Graça. Somente os Dez Mandamentos são encontrados no NT para os
cristãos, e estes são explanados de forma complexa em todo o Novo Testamento,
principalmente nas epístolas. A única lei entre os dez mandamentos que não é encontrada
no NT é a Guarda do Sábado, pois se tratava de uma lei cerimonial direcionada
exclusivamente ao povo de Israel, de acordo com o calendário lunar. A Lei Moral
dos dez mandamentos (Ex 31:18) é um código particular e distinto, escrito e entregue
pelo próprio Deus a Moisés; ela é universal e eterna, com exceção da guarda do
Sábado judaico (Is 56:1-8; Mt 5:17-20; Ec 12:13,14).
Portanto, estudando com cuidado e humildade, buscando o auxílio do Senhor para
compreender essas leis, poderemos, através do Espírito Santo, ter a mente
esclarecida e encontrar na Bíblia o significado de todas elas. Estude as
epístolas dos apóstolos com fervor e em oração a Deus, porque Ele dá
entendimento aos símplices e aos mais iletrados dos homens, concedendo-lhes o
espírito de sabedoria e revelação (Ef 1:17; Sl 19:7; Pv 2:6).
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