Deus prometeu abençoar
os gentios por meio de um chamado evangelístico (Isaías 42.1-8; 49.3-8; 52.7; 55.1-5).
Os teólogos do Pacto nos dizem que aquela promessa está se cumprindo hoje no
chamado do Evangelho da Graça de Deus (Atos 20.24). As passagens do Novo
Testamento que usam para tentar provar isso são Atos 13.46-47, 2
Coríntios 6.2 e Romanos 10.15.
Atos 13.46-47 – “Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia,
disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas,
visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos
voltamos para os gentios; porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para
luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra”.
Paulo e Barnabé estavam pregando o
evangelho da graça de Deus aos judeus e prosélitos gentios em Antioquia da
Pisídia. Mas quando os judeus rejeitaram a mensagem, Paulo citou Isaías 49.6,
discernindo daquela passagem o que ele e Barnabé deveriam fazer naquela
situação – o objetivo era alcançar os gentios com aquela mensagem de graça.
Os teólogos do Pacto nos dizem
que Atos 13.47 seria o cumprimento de Isaías 49.6, pois esta
passagem é citada em Atos todavia, como já mencionamos, existe uma regra geral
de que quando uma profecia do Antigo Testamento se cumpre no tempo do Novo
Testamento o texto diz que é isso que está acontecendo. Todavia, não existe tal
declaração em Atos 13.47. Dizer que se trata de um cumprimento da profecia
quando o Espírito Santo não faz menção a isso é violar um dos princípios
básicos de interpretação bíblica. Além disso, Isaías 49.6 não está
falando de evangelistas cristãos recebendo um chamado para pregar o Evangelho
da Graça de Deus aos gentios, e nem está falando do remanescente de judeus
fiéis que no futuro receberão um chamado para pregar o Evangelho do Reino aos
gentios. Um exame atento da passagem mostrará que ela tem a ver com uma palavra
de encorajamento ao Senhor Jesus quando Ele foi rejeitado por ocasião de Sua
primeira vinda (Isaías 49.4-5). Quando os judeus O rejeitaram, Deus prometeu a
Jesus que em um dia futuro Ele não apenas seria recebido pelos “preservados”,
que constituirão o remanescente de judeus, mas também pelas dez “tribos de
Jacó”. E mais que isso, o Senhor seria uma bênção para milhões de “gentios” que
seriam introduzidos no reino nessa ocasião (Apocalipse 7.9). A passagem em
Isaías indica que os judeus e as dez tribos devem ser restauradas ao Senhor
antes que a bênção à qual Isaías estava se referindo em conexão com os gentios
fosse realizada por eles. Isso obviamente ainda não aconteceu. Isso mostra que
o que Isaías estava dizendo não poderia ser a mesma coisa que está acontecendo
hoje na pregação do Evangelho da Graça de Deus. O chamado atual é algo
diferente, ainda que esteja alinhado com o modo de proceder de Deus. É por isso
que Isaías é citado aqui em Atos 13.
Paulo estava apenas fazendo uso
de Isaías 49.6 (que textualmente se refere ao Senhor Jesus) para sua
própria senda de serviço. Da passagem ele extraiu o ensino de que ele e Barnabé
deveriam ir aos gentios com o Evangelho da Graça de Deus porque os judeus
haviam voltado suas costas para sua mensagem. Paulo acreditava que o Senhor lhe
havia enviado neste sentido, considerando o princípio que está envolvido
naquele versículo.
2 Coríntios 6.2 – “Porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da
oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo
oportuno, eis, agora, o dia da salvação”.
Os teólogos do Pacto nos dizem que, por
Paulo haver citado Isaías 49.8 em 2 Coríntios 6.2 em
conexão com a pregação do evangelho nestes tempos da era cristã, isso provaria
(para eles) que Isaías 49 estaria se cumprindo hoje, e que a bênção
prometida para os gentios em Isaías 49 estaria sendo
realizada em nossos dias em algum sentido espiritual por aqueles que creem.
Volto a repetir que o Espírito de Deus
não diz que este versículo é um cumprimento, portanto aventurar-se a dizer que
é não passa de uma afirmação infundada. A passagem em Isaías 49.9 não
está falando do chamado de Deus para obreiros cristãos pregarem o evangelho.
Isaías estava falando profeticamente do encorajamento dado por Deus ao Messias
de Israel (o Senhor Jesus) quando Ele foi rejeitado em Sua primeira vinda (Isaías
49.4; João 1.11). Deus prometeu a Ele naquela ocasião que Sua oração
concernente à salvação de Israel seria ouvida em “tempo aceitável” (Isaías 49.8)
– o que ocorrerá em Sua segunda vinda – na Manifestação de Cristo (Salmos 110.3).
Aquele dia será um “dia da salvação” para o remanescente de Israel. Deus irá
operar para sua bênção e prometeu assistir o Senhor nessa realização. Paulo faz
uma aplicação a partir de Isaías 49.8 para encorajar cristãos a se
ocuparem em servir no tempo presente quando o Evangelho da Graça de Deus está
sendo pregado. O ponto que Paulo quer ressaltar é que podemos contar com a
assistência de Deus nesta obra de modo similar (compare com Marcos 16.20).
Ele coloca diante dos olhos dos coríntios a passagem como um encorajamento para
eles se envolverem no “ministério da reconciliação” (2 Coríntios 5.18-20) “na
qualidade de cooperadores” (2 Timóteo 6.1 – ARA) com ele e Timóteo.
Portanto, o “dia da salvação” ao qual
Isaías estava se referindo não é este presente dia da salvação, mas um tempo
futuro em conexão com a bênção de Israel. Todavia, o princípio contido no
versículo é válido para todas as épocas, pois Deus está profundamente interessado
em alcançar os gentios com o evangelho, tanto agora como num dia vindouro. Por
esta razão a passagem é mencionada em 2 Coríntios 6.
Romanos 10.15 – “E como pregarão, se não forem enviados?
Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz;
dos que trazem alegres novas de boas coisas”.
Os teólogos do Pacto dizem que, uma vez
que Isaías 52.7 (que tem a ver com a salvação e bênção de Israel) é
citado neste versículo de Romanos 10 em conexão com a
pregação do evangelho hoje, então isso provaria que aqueles que creem no
evangelho hoje se tornam israelitas espirituais.
Volto a repetir que Romanos 10 não declara que Isaías 52.7 estaria se cumprindo nos dias
de hoje. Paulo citou o versículo do Antigo Testamento para mostrar que é um
privilégio anunciar “o evangelho” e trazer “alegres novas” de salvação para o
povo. As boas novas mencionadas em Isaías 52.7 são aquelas que os
arautos judeus irão anunciar em um tempo futuro ao povo que tiver sido deixado
na terra de Israel após o Rei do Norte a ter devastado (Daniel 11.40-42). Sua
mensagem será que o Messias voltou e está prestes a estabelecer Seu reino em
justiça, e assim salvar Seu povo de seus inimigos que terão destruído sua
terra. Paulo estava fazendo uma aplicação daquele versículo de Isaías, pois,
independente de ser cristã a mensagem que anuncia as boas novas da obra
consumada de Cristo na cruz ou, no caso dos judeus, as boas novas de que Cristo
terá voltado para estabelecer Seu reino, em ambos os casos deve ser considerado
um privilégio poder anunciá-las.
Continua em: Mateus
24 está falando da Igreja?
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SUMÁRIO
- O EVANGELHO sem Disfarces
– Fonte 1: Facebook JP Padilha
– Fonte 2: Página JP Padilha
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 4: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
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