segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Pastorado Feminino?

Há muitos artigos bíblicos sobre a heresia do pastorado feminino. Essa doutrina ímpia sempre foi muito comum em denominações pentecostais, mas conquistou espaço nas igrejas (seitas) históricas nos últimos tempos. Os textos mais explícitos sobre o tema na Bíblia são Atos 6.1-7; 1 Timóteo 2.11-15; 1 Coríntios 14.34-36 e 1 Coríntios 11. 2-16. Algumas dessas passagens foram analisadas com mais profundidade nos esboços que tenho feito a fim de escrever artigos mais complexos. O pequeno artigo que se segue é uma forma de mostrar que a Escritura não usa meios termos e não contradiz a si mesma. A Bíblia é determinista e não abre margens para conjecturas, culturas, costumes e épocas. Além disso, a relação intrínseca entre a família e a Igreja mostra que aquele que é a cabeça na família (Ef 5.21-33) também deve exercer a liderança na Igreja. As credenciais para o “pastorado” na Igreja apostólica, assim como qualquer função onde o papel é o ensino sobre os homens, estão prescritas em 1 Timóteo e Tito 1. A vocação do ensino e da pregação é apenas um dos requisitos para o pastorado, ou para o evangelista, ou para qualquer lugar onde o homem exerce seu papel de ensinar e doutrinar. Há outros, como por exemplo, governar a própria casa e ser M-A-R-I-D-O de uma só mulher, que não podem ser preenchidos por mulheres cristãs, por mais dons que tenham.

Em 1 Coríntios 14.34-37, o apóstolo Paulo não usa meios termos:

“As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor (1 Coríntios 14.34-37).

Agora note o “Xeque-mate” da questão: Quando o apóstolo diz no verso 37: “se alguém pensa ser espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor” (1 Co 14.37), ele destrói o argumento relativista daqueles que rejeitam as claras e normativas instruções de Paulo sob a base de que elas são meramente culturais. O mandamento nessa passagem é normativo para toda a Igreja e em toda a sua era.

Em 1 Timóteo 2.12 ele diz, peremptoriamente:

“Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio”.

É inconcebível imaginar como Cristo poderia ter sido mais claro do que nessas duas passagens. As mulheres são proibidas de “falar”, isto é, de “ensinar” na igreja. O ministério de ensino na igreja, com exceção do ensino de mulher para mulher ou de mulheres aos seus filhos, pertence aos homens (compare 1 Timóteo 3 e Tito 1). Isto não se trata de ser maior ou melhor. Se trata da lei de Deus onde Ele estabelece papéis distintos ao homem e à mulher. Quando tal mandamento é violado, o Espírito de Deus não tem participação nenhuma e o que sobra são palavras advindas de filosofias humanas e discursos cheios de apelo.

"Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas” (Isaías 3.12).

DÉBORA NÃO É EXEMPLO PARA A IGREJA; SARA SIM.

Em nenhum episódio bíblico vemos a mulher como pastora, como líder espiritual. Débora, uma profetiza que julgou a Israel no período dos Juízes, foi usada por Deus como juíza e profetisa e nunca como uma líder. Deus a usava como profeta, para entregar ao povo a Sua Palavra, mas Débora não era “pastora”. Baraque era quem liderava e estava no comando. Tanto que Deus usou Débora para dizer a Baraque: "Levanta-te, pois esse é o dia que o Senhor tem dado a Sísera nas tuas mãos; porventura, o Senhor não saiu diante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele". (Jz 4.14). Não é uma questão de inteligência; é uma questão de uma simples leitura bíblica.

Na doutrina dos apóstolos, o exemplo que temos de mulher que serve a Deus é Sara, e não Débora:

"... vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto" (1 Pedro 3:1-6).


Continua em: O Ministério das Mulheres na Obra do Evangelho

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SUMÁRIO - O EVANGELHO sem Disfarces

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