Não, os salvos não participam do julgamento
final. É impossível ser mais claro do que João 5.24. Segue abaixo as diferentes
versões para que o leitor possa comparar e testificar (LITV e YLT são traduções
literais do grego para o inglês):
(ACF) Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê
naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas
passou da morte para a vida.
(ARC) Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê
naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas
passou da morte para a vida.
(Biblia) Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê
naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas
passou da morte para a vida.
(Darby) Verily, verily, I say unto you, that he that hears my word, and
believes him that has sent me, has life eternal, and does not come into
judgment, but is passed out of death into life.
(KJV) Verily, verily, I say unto you, He that heareth my word, and believeth on
him that sent me, hath everlasting life, and shall not come into
condemnation; but is passed from death unto life.
(LITV) Truly, truly, I say to you, The one who hears My Word, and believes the
One who has sent Me, has everlasting life, and does not come into
judgment, but has passed out of death into life.
(NVI) "Eu lhes
asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida
eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.
(PJFA) Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê
naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já
passou da morte para a vida.
(YLT) `Verily, verily, I say to you--He who is hearing my word, and is
believing Him who sent me, hath life age-during, and to judgment he doth
not come, but hath passed out of the death to the life.
Atente-se para os
tempos dos verbos, os quais revelam uma transformação imutável na posição do
pecador salvo: “ouve”, “crê”, “TEM”, “ENTRARÁ”, “PASSOU”. A passagem NÃO diz
que o salvo “terá” vida eterna, mas que tem a vida
eterna no momento em que crê, o que significa um direito adquirido por graça, e
tão somente pela graça.
Há diferentes tipos de juízo que você encontra na Bíblia, mas é importante
distinguir cada um deles. Na ordem dos eventos proféticos, primeiro vem o
arrebatamento da Igreja (os salvos) e dos que morreram em Cristo.
Para estes não há julgamento ou condenação, pois Cristo pagou o preço de sua
redenção. Nas palavras de Mario Persona, “Deus seria tão injusto de julgar um
crente quanto um juiz humano seria injusto de julgar alguém por um crime que
outro confessou e pagou a pena. Cristo confessou nossos pecados (levou sobre
si) e pagou a pena”.[1]
O “GRANDE TRONO BRANCO” NÃO É O “TRIBUNAL DE CRISTO”
Os crentes não são julgados no Grande Trono Branco, pois são salvos desde o
princípio do mundo. O que os crentes encontrarão é o Tribunal de Cristo
descrito em 2Co 5.10: "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de
Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou
bem, ou mal". Em 1 Coríntios Paulo fala mais desse tribunal que não tem
caráter condenatório, mas de apreciação das obras praticadas pelo crente. É algo
parecido com um concurso de pintura, onde o que está sendo julgado não é o
pintor, mas a qualidade de seu trabalho.
"E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata,
pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na
verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará
qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte
permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá
detrimento; mas o tal SERÁ SALVO, todavia como pelo
fogo" (1 Coríntios 3.12-15).
Essa passagem nos ensina de forma clara que até mesmo aquele que não fez obra
alguma digna de ser aproveitada SERÁ SALVO.
Durante o reino milenar de Cristo haverá julgamentos todas as manhãs com a aplicação
da Pena de Morte imediata. Todavia, essa pena é para os indivíduos que
estiverem vivendo na Terra. A Igreja não estará necessariamente na terra no
milênio, mas estará vivendo no céu. Ao final desse milênio haverá o Grande
Trono Branco onde serão julgados todos os que não foram salvos, cujos nomes não
estavam no Livro da Vida.
Quando analisamos Apocalipse 20, percebemos como esse julgamento se trata de um
ato judicial que visa apenas dar a sentença. Esse julgamento não tem a
finalidade de estabelecer se a pessoa deve ou não ser salva. Todos são
condenados ali. Não há um salvo em Cristo que participa desse evento, mas
somente os predestinados à perdição (os réprobos).
Continua em: A
diferença entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda
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