domingo, 11 de agosto de 2019

A Igreja não tem nenhuma relação com a “Tribulação”

Em nenhuma parte do evangelho da graça  (epístolas dos apóstolos) o cristão é instruído a se preparar para a vinda do Anticristo e da grande tribulação. Isso é dito aos judeus nos evangelhos do Antigo Testamento, quando Israel é alertada sobre coisas referentes a ela. Aqueles acontecimentos descritos em Mateus 24 se divergem completamente do que é dito aos cristãos no evangelho da graça. É dito à Igreja que ela será arrebatada nos ares, e não que ela estará na terra na grande tribulação. No arrebatamento, Cristo vem nos ares, arrebata a Igreja e retorna ao céu (1Ts 4.17). Já no evento final da segunda vinda, após a grande tribulação, Cristo desce à terra para habitar e reinar por mil anos (Mt 25.31-32).

Se uma pessoa não sabe diferenciar o que é dito para Israel do que é dito para a Igreja, ela tentará encaixar 1Ts 4 com Mt 25 e fará uma verdadeira 'salada mista' com as Escrituras, visto que à Israel é dito uma coisa e à Igreja é dito outra.

Nas poucas vezes em que a Igreja é mencionada em Apocalipse, a promessa feita a ela é tão simples quanto consoladora: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também Eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra" (Apocalipse 3.10).

Existe um remanescente judeu fiel que está encarregado de levar o 'evangelho do reino' a todos os cantos do mundo durante a tribulação. Esse evangelho do reino não é o evangelho da graça. Ele anuncia a volta do Rei de Israel no fim da grande tribulação. É muito importante perceber essa distinção na Bíblia.

A propósito, você já percebeu que não existe Igreja antes de Atos 2? Pois é, caro leitor. Entenda: Jesus ainda não havia inaugurado a Igreja e nem os apóstolos sabiam como isso aconteceria, até que um dia, na festa chamada "Pentecostes", a Igreja foi inaugurada e uma fase de transição foi iniciada. Um tempo depois disso, as epístolas nos diriam como viver a prática cristã e não as leis do Judaísmo, que até então era tudo que os servos de Deus conheciam.


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