Mateus 25.31-46 nos fala da segunda vinda
de Cristo para julgar as nações e reinar. Isso ocorre depois do arrebatamento
da Igreja (descrito em 1 Tessalonicenses 4) e da grande tribulação (descrita em
Mateus 24).
“Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos,
assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão
reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como
o pastor separa as ovelhas dos bodes”
(Mateus 25.31).
Uma coisa interessante que vemos em outra passagem que fala do mesmo evento
é que Jesus descerá acompanhado também dos santos que foram arrebatados antes
da Tribulação:
“Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em
santidade diante de nosso Deus e Pai, na
vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos” (1 Tessalonicenses 3.13).
Aqueles que ensinam que não há um
arrebatamento antes da Tribulação deveriam explicar de onde vieram esses santos
que estavam com Ele no céu e voltaram juntamente com Ele para reinar do céu.
Como estes santos foram parar lá, senão por meio do arrebatamento antes da
Tribulação?
Mas, voltando ao assunto sobre quem são os bodes e ovelhas de Mateus 25,
vemos alguns detalhes importantes aqui: Jesus vem com todos os seus anjos e
santos para o Julgamento das Nações (ou gentios), identificadas aqui como
"bodes" e "ovelhas". Se você observar o Antigo Testamento,
verá que o julgamento de nações era algo comum, e Deus fazia isso levando em
conta como elas tratavam o seu povo terreno, Israel.
O Julgamento das Nações é um julgamento coletivo de grupos
de pessoas vivas, dentre as quais algumas continuarão vivas para desfrutarem do
reino milenar de Cristo e outras serão mortas para aguardarem o julgamento
individual do Grande Trono Branco no final de Apocalipse. Ou
seja, as ovelhas representam o grupo dos que serão mantidos vivos para entrarem
no reino de mil anos de Cristo, enquanto os bodes são aqueles indivíduos que
serão mortos para aguardarem o Juízo Final. No arrebatamento da Igreja, que
ocorre sete anos antes disso tudo, somente os salvos são ressuscitados para
serem levados ao céu (1Ts 4.16-18). Os mortos em seus pecados continuam em suas
sepulturas, aguardando o Juízo Final. Da mesma forma, no Julgamento das Nações,
os perdidos serão mortos justamente para aguardarem o Juízo Final (no Grande
Trono Branco) para serem julgados após os mil anos de reinado de Cristo. Eles serão
lançados no lago de fogo.
Existe uma passagem em Joel que pode ser identificada com este momento
aqui: “Congregarei todas as nações, e as farei descer ao
vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo,
e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e
repartiram a minha terra” (Joel
3.2).
É importante notar que as nações (gentios) serão julgadas de acordo com a
maneira como trataram o remanescente fiel de Israel, aqueles judeus convertidos
durante a tribulação, muitos dos quais terão sido martirizados. Se prestarmos
atenção, veremos que existem aqui três classes, e não apenas duas: "bodes",
"ovelhas" e "pequeninos irmãos".
Os "bodes" serão as nações que não deram guarida
aos "pequeninos irmãos", os judeus convertidos nesse
período da tribulação, que estarão sendo perseguidos pelo Anticristo. As "ovelhas" serão
as nações que protegeram e alimentaram esses judeus errantes. Estas recebem do
Rei a promessa: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino
que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25.34).
É muito importante entender que Mateus 25, onde fala da separação de bodes
e ovelhas, não se trata da salvação eterna, já que esta não é obtida por meio
de boas obras. A promessa é de participarem vivos do reino de Cristo na terra,
o qual durará mil anos. Durante esses mil anos, aqueles que pecarem serão
julgados todas as manhãs e serão mortos, para depois serem julgados no Grande
Trono Branco. Entenda-se que o reino de Cristo na terra será formado por
pessoas que não necessariamente nasceram de novo, mas que apenas professam
submissão ao Rei, algo muito parecido com o que acontece hoje na cristandade. É
preciso lembrar que no final dos mil anos Satanás será solto (ele ficará preso
no período de mil anos) e irá arrebanhar milhões de seguidores para lutarem
contra Cristo, o que mostra que nem todos terão entrado no milênio realmente
convertidos, e nem todos os que nascerem nesse período serão de Deus.
O Senhor se identifica com estes judeus de tal modo que os chama de “meus
pequeninos irmãos”. Serão esses “pequeninos irmãos” os que
se recusarão a negar o nome do Senhor e a ter a marca sobre suas mãos e testas.
A identificação do Senhor com seus "pequeninos irmãos" faz
lembrar a identificação dele com a Igreja no livro de Atos, quando ele pergunta
a Paulo: “Por que me persegues?”, quando Paulo perseguia os
cristãos, e não o Cristo, o qual Paulo considerava já morto.
TRÊS EVENTOS DISTINTOS – O “JULGAMENTO DAS NAÇÕES” NÃO É O “GRANDE TRONO
BRANCO”, NEM O “TRIBUNAL DE CRISTO”
Não devemos confundir o Julgamento das Nações de Mateus 25, nem o Grande
Trono Branco de Apocalipse 20.10-15, com o Tribunal de Cristo (2Co 5.10). São
três eventos totalmente distintos. Os crentes não participam do Julgamento das
Nações porque já estarão no céu no mínimo sete anos antes, e não passarão pela
grande tribulação. Os crentes também não são julgados no Grande Trono Branco,
pois são salvos desde o princípio do mundo. O que os crentes encontrarão é o
Tribunal de Cristo descrito em 2 Coríntios 5.10: "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para
que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou
mal". Em 1 Coríntios Paulo fala mais desse tribunal que não tem
caráter condenatório, mas de apreciação das obras praticadas pelo crente. É
algo parecido com um concurso de pintura, onde o que está sendo julgado não é o
pintor, mas a qualidade de seu trabalho.
"E, se alguém sobre este
fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno,
palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque
pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a
obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a
obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal SERÁ SALVO, todavia
como pelo fogo" (1 Coríntios 3.12-15).
Essa passagem nos ensina de forma clara que até mesmo aquele que não fez
obra alguma digna de ser aproveitada SERÁ SALVO.
Durante o reino milenar de Cristo haverá julgamentos todas as manhãs com a
aplicação da Pena de Morte imediata. Todavia, essa pena é para os indivíduos
que estiverem vivendo na Terra. A Igreja não estará necessariamente na terra no
milênio, mas estará vivendo no céu.
Ao final desse milênio haverá o Grande Trono Branco, onde serão julgados
todos os que não foram salvos, cujos nomes não estavam no Livro da Vida (Ap
20). Aqui sim acontece o Juízo Final. Aqueles que foram mortos no Julgamento
das Nações em Mateus 25 (os bodes), no momento da segunda vinda de Jesus para
reinar, serão ressuscitados para serem julgados e condenados. E é somente para
isso que serão ressuscitados: Para serem julgados e condenados.
Quem chegar diante do "Grande Trono Branco" com
um pecado sequer já estará condenado. A passagem abaixo deixa claro que aquele
que crê em Cristo não entra em juízo ou julgamento: "Em verdade,
em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem
a vida eterna, e não entra em juízo, mas passou da morte para
a vida." (João 5.24).
As expressões "Ouve", "crê", "tem", "não
entra em juízo" e "passou da morte para a vida",
no momento em que creu, são expressões muito claras nesse sentido.
Quando analisamos Apocalipse 20, percebemos como esse julgamento se trata
de um ato judicial que visa apenas dar a sentença. Esse julgamento não tem a
finalidade de estabelecer se a pessoa deve ou não ser salva. Todos são
condenados ali. Não há um salvo em Cristo que participa desse evento, mas
somente os predestinados à perdição (os réprobos). E deste evento não sairá um
salvo sequer. Todos que participarem deste julgamento serão lançados no lago de
fogo e enxofre, onde o fogo nunca se apaga e o tormento é eterno (Mc 9.44; Mt
25.46). Ali eles sofrerão para todo o sempre.
"O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com
enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão
atormentados dia e noite, para todo o sempre. Depois vi um grande
trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua
presença, e não se encontrou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e
pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi
aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham
feito, segundo o que estava registrado nos livros. O mar entregou os mortos que
nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um
foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram
lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Se o nome de alguém
não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo" (Ap
20.10-15).
DEUS TEM DOIS POVOS: ISRAEL E IGREJA
A
grande dificuldade que as pessoas têm para entenderem a profecia está em não
conseguirem distinguir com clareza que Deus tem dois povos, Israel e Igreja, e
saber que a Igreja não aparece nenhuma vez na profecia do Antigo Testamento,
mas é um parêntese no desenrolar dos planos de Deus. A Igreja, que foi formada
apenas em Atos 2 e deixará este mundo no arrebatamento (1Ts 4.16-18),
permaneceu um mistério durante milênios, tendo sido revelada inicialmente
apenas ao apóstolo Paulo, conforme ele explica:
“Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério
de Cristo, o qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos
homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos
apóstolos e profetas; a saber, que os gentios são co-herdeiros, e
de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; do
qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a
operação do seu poder. A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada
esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas
incompreensíveis de Cristo, e demonstrar a todos qual seja a dispensação
do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por
meio de Jesus Cristo; para que agora, pela igreja, a
multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos
céus” (Efésios 3.4-10).
“Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o
resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; da
qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi
concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus; o
mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e
que agora foi manifesto aos seus santos” (Colossenses 1.24-26).
A falta de compreensão e distinção entre Igreja e Israel causou aberrações
como as Cruzadas, quando os cristãos acreditaram que deveriam tomar posse da
Jerusalém terrena e expandir o evangelho no mundo usando a força. Esta mesma
visão continua entre os adeptos da Teologia do Domínio (ou Teologia
do Pacto) e seus desdobramentos, como a Teologia da Prosperidade, que não
enxerga a diferença entre as promessas terrenas feitas a Israel e as promessas
celestiais feitas à Igreja.
No mesmo engano incorrem aqueles que aguardam pela vinda do Anticristo e
pela realização de eventos que só ocorrerão após o arrebatamento da Igreja,
como a pregação do evangelho do reino em todo o mundo e os juízos descritos em
Apocalipse para caírem sobre o planeta. Assim como acontece com o abotoar de
uma camisa, se você errar o primeiro botão, todos os outros serão abotoados
errados, quando não se tem entendimento das diferentes dispensações ou maneiras
de Deus tratar com o homem, e tudo mais ficará fora de seu lugar.
Todavia, às vezes o entendimento imperfeito de que Deus irá abençoar Israel
no final também leva a atitudes erradas por parte dos cristãos, os quais passam
a acreditar que a volta prometida de Israel à sua terra já tenha acontecido e
passam então a estimular judeus a voltarem para Jerusalém agora ao invés de
pregarem o evangelho a eles. Esses se esquecem de que os judeus voltaram a
Israel ainda em seu estado de incredulidade e rebelião contra Deus, o qual
permitiu isso porque é ali mesmo que dois terços deles serão mortos pelos
exércitos do Anticristo. A terra de Israel que agora existe será dizimada antes
de Deus realmente plantar ali o seu povo, o remanescente judeu fiel que irá se
converter ao seu Rei após o arrebatamento da Igreja.
Continua em: Os
diferentes julgamentos de Jesus no Fim dos Tempos
Para voltar ao início do livro, clique aqui:
SUMÁRIO - O
EVANGELHO sem Disfarces
Acesse meu blog principal – JP Padilha – clicando
aqui:
http://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– JP Padilha | O Evangelho Sem Disfarces
– Fonte 1: Facebook JP Padilha
– Fonte 1: Página JP Padilha
– Fonte 2: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário