Grande parte dos cristãos professos costuma
pensar que antes do arrebatamento ocorrer e os crentes se reunirem a Jesus nos
ares será necessário que ocorra uma grande rebelião de cristãos professos
contra o evangelho. Tal crença é baseada em 2 Tessalonicenses 2.3, que diz: "Ninguém de modo algum vos engane;
porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da
perdição".
Todavia, a palavra "apostasia" nunca foi traduzida nas bíblias
antigas no sentido de "abandono da fé". Somente com o advento da
Bíblia King James é que esse sentido passou a ser adotado por muitos crentes,
sem que eles soubessem que não há razão alguma para aplicar esse sentido ao
termo “apostasia”. Infelizmente, porém, a bíblia King James Version teve uma
influência tão grande que até mesmo os léxicos do Novo Testamento passaram a
definir "apostasia" como mero "abandono da fé".
A verdade, contudo, é que a palavra "apostasia" significa apenas
"Partida". Ou seja, somente o contexto de uma determinada passagem pode
definir se o termo “apostasia” se trata de uma partida em que uma pessoa
abandona algo bom ou algo ruim. Assim, a ideia de que a "partida"
citada em 2 Tessalonicenses 2.3 signifique “abandono da fé” resulta de um
trabalho de dedução e não de tradução.
Em contraste com o entendimento negativo de que o termo signifique somente
“abandono da fé”, está o fato de que a hermenêutica nos mostra que o verbo que
está na raiz da palavra "apostasia" é aphistemi, que ocorre quinze vezes no Novo Testamento e significa
simplesmente "partir" (ou “ir embora”). Temos exemplos disso em Lucas
2.37, 4.13 e em Atos 12.10, versículos que retratam a ação de ir embora, partir
ou deixar um lugar ou alguém.
Portanto, em 2 Tessalonicenses 2.3 podemos constatar com veemência que Paulo
está lembrando os crentes de Tessalônica que a Segunda Vinda do Senhor não
ocorrerá sem que antes ocorra a "partida", isto é, o arrebatamento da
igreja, o que ocorrerá bem antes da segunda vinda de Jesus para reinar na
terra. Tudo isso confirma a posição dispensacional da Bíblia.
O artigo definido acoplado ao termo "apostasia" no texto em pauta
aponta para o fato de que a partida de que Paulo falava era algo com que os
tessalonicenses já estavam familiarizados. Do mesmo modo, a menção da "nossa reunião com Ele" no
verso 1 cria um contexto em que a noção de "partida" da Igreja se
encaixa melhor ao assunto tratado do que a ideia de "abandono da fé".
Portanto, o sentido de “Apostasia” em 2 Tessalonicenses 2.3 está relacionado à
nossa partida para o céu, quando o Senhor Jesus vier nos ares para nos
arrebatar antes que ocorra a tribulação sobre a terra. Mais um ponto para a
visão dispensacional das Escrituras.
Continua em: Como
será a Segunda Vinda de Jesus?
Para voltar ao início do livro, clique aqui:
SUMÁRIO - O EVANGELHO sem Disfarces
Acesse meu blog principal –
JP Padilha – clicando aqui:
http://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– JP Padilha | O Evangelho
Sem Disfarces
– Fonte 1: Página JP Padilha
– Fonte 2: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário